. Como e porquê começou a fotografar?
Lembro-me perfeitamente do dia em que decidi começar a tirar uma fotos. Foi em 18 de Abril de 1981, quando fazia a minha corrida terapêutica, no Choupal - para curar a ressaca de mais uma noitada Coimbrã. Nesse dia, passei por um local carregado de vegetação onde corre um pequeno riacho que vai desaguar ao Mondego. Passeava, então, por uma pequena ponte de madeira envelhecida, uma elegante atleta de Voleibol e, o sol iluminava-a através dos raios que conseguiam passar pela densa folhagem. O cenário era fantástico, até porque pairava no ar uma ligeira neblina que tornava aquele momento mágico. Perante tal visão, fui obrigado a parar e, por uns momentos, fiquei ali deliciado a desfrutar o tempo, que parecia ter parado. Que pena não ter ali uma máquina fotográfica para imortalizar o acontecimento, pensei eu. No dia seguinte, logo de manhã, fui a uma loja e comprei a minha primeira câmara reflex de rolo... era o que havia na altura! Durante algum tempo, ia quase todos os dias ao mesmo local do Choupal, na esperança de voltar a ser presenteado com um momento semelhante... o que nunca mais voltou a acontecer! E, assim, aprendi a primeira lição de fotografia que é, andar sempre com a máquina atrás e pronta a disparar.
. Tem algum curso? Onde se formou?
De fotografia não tenho nenhum. Sou autodidacta. Tenho aprendido tudo com a prática e com a leitura de revistas e livros. Actualmente, a internet é o meu melhor professor.
Andei a estudar Engenharia Electrotécnica, em Coimbra, mas não acabei o curso. Sou professor de ténis, com diversos cursos específicos realizados..
. O que mais lhe fascina na fotografia?
O poder parar o tempo, o isolar detalhes e a busca incessante da melhor luz..
. O que mais gosta de fotografar?
Tudo! Não tanto animais e plantas. Gosto bastante de retrato e fotografia de modelo, mas é muito difícil arranjá-los sem ter que pagar. .
. Porquê que faz da fotografia um hobbie e não um emprego?
Porque ainda não tenho equipamento de qualidade necessário para isso e, depois, ainda gosto muito do ténis e do exercício físico que me proporciona. Além disso, se percorrermos a internet, encontramos por esse país fora, centenas de excelentes fotógrafos profissionais. Lá para os 60 e tal anos vou pensar seriamente nisso!
. Qual é o seu fotógrafo preferido?
Eu mesmo :) Gosto de ver fotografias de outros autores, mas não consigo decorar os seus nomes. Acho que não se deve dedicar muito tempo a "estudar" determinado fotógrafo porque, depois, há a tendência para o imitar. E, deve-se criar o nosso próprio estilo. Sermos nós próprios..
. Já participou/ganhou algum concurso? Se sim, qual?
Participei apenas em dois concursos propriamente ditos. Aqueles em que se tem de enviar por correio, para os organizadores, cópias dos trabalhos tanto em CD como em papel. Não ganhei nada.
Depois, participei por duas vezes em concursos organizados por uma revista do jornal Expresso e, num deles, ganhei o 4º lugar e, no outro, não tive qualquer sorte.
Agradecemos imenso ao nosso colega João Mesquita, por nos ter falado deste senhor e nos ter dado o seu contacto, e ao Sr. Paulo Calafate por ter tido a gentileza de concordar em responder à nossa entrevista (:
Semana Gastronómica Indiana
Há 14 anos